Eu sempre sonhei, sempre corri atrás, mas não imaginava estar escrevendo sobre esse assunto tão rápido.
Vou fazer dessa página uma espécie de diário, vou colocar aqui tudo que aprender com essa experiência, e hoje vou relatar como tudo começou.
Comecei a fazer faculdade já mais velha, mas dizem que nunca se é velho para fazer o que gosta, e sim eu amo a minha área de atuação. Comecei a fazer biomedicina em 2015, com uma bolsa do PROUNI, foi ai que começou a tomar forma um dos meus sonhos. Foi um aprendizado atrás do outro. Eu sempre gostei de desafio, então quando estava indo para o segundo semestre decidi que queria fazer iniciação cientifica e fui atrás, depois de muitos nãos encontrei uma porta aberta. E mais uma vez o desafio foi gigante, comecei em agosto de 2015 a iniciação cientifica na USP em uma área que nunca tinha tido contato, bioinformática, eu não tinha nenhum conhecimento em programação e linha de comando, sabia muito pouco de inglês e ainda estava começando a ver as matérias básicas na faculdade. Foi difícil, mas não desisti, agora estou a quase dois anos descobrindo essa área, aprendendo diariamente a superar meus limites e amando cada descoberta. Quando comecei a ter contato com outras pessoas, outros pensamentos, outros conhecimentos percebi que nosso mundo é gigante e esta ai para aprendermos com ele, e comecei a ter mais um sonho, realizar um intercâmbio, eu ainda não sabia que tipo de intercâmbio ou como iria fazer. A cada pesquisa via meu sonho mais distante, tudo muito caro, tudo muito longe da minha realidade, eu entrava em todos os blogs que achava, eu lia tudo que podia. Encontrei canais no youtube de pessoas que viajam o mundo, conhecem lugares fascinantes e imaginava se algum dia iria conseguir sair do Brasil. E foi nessas minhas pesquisas que encontrei um projeto realizado pelo banco Santander (essa publicação não é patrocinada), eles tem vários projetos de incentivo a educação, pesquisei e encontrei o que mais se encaixava no meu perfil. Esse projeto é a bolsa Ibero-americana, https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/paginas/bolsas-ibero-americanas.aspx, todo ano eles abrem edital (vou falar em um post futuro mais sobre a bolsa), quando eu descobri tinha acabado de fechar naquele ano, e a partir dai fui atrás de maiores informações. Procurei a coordenadora do meu curso para saber se minha faculdade participava no projeto, e sim eles tinham parceria, então fui atrás de tudo que poderia me ser útil. Pesquisei os países que eu poderia ir, as faculdades, os custos adicionais, o que eu precisava para participar e fui vendo que eu poderia ter chance. Assim que abriu o edital deste ano já estava lá fazendo minha inscrição, foram varias etapas, angustias de esperar os resultados, e alegria em ver meu nome da lista de aprovados. Ainda tem vários passos antes de eu chegar ao meu destino, e aqui eu pretendo ir deixando cada um deles registrado. Nos próximos posts vou falar sobre as etapas que passei até conseguir a bolsa, como foi a escolha da faculdade e o que achei para facilitar e tentar deixar minha viagem mais barata.
Não sei se alguém vai ler, mas como foi difícil achar algumas informações quando estava no meu processo de pesquisa quero deixar aqui alguns atalhos que possam deixar o processo mais fácil para quem quiser tentar a mesma bolsa ou esta indo fazer intercâmbio de outra maneira. Se eu conseguir ajudar 1 única pessoa já vou sentir como missão cumprida.
Então se você chegou até aqui e as informações te ajudaram de alguma forma, deixa um comentário. Caso você queira saber de algo que não falei, deixa nos comentários também que tentarei te ajudar =)
Comentários
Postar um comentário