Intercâmbio gratuito!








Eu sempre quis fazer intercâmbio, mas com todas as pesquisas que fazia sabia que estava fora do meu orçamento atualmente.
Não desisti, e assim começou minha pesquisa que me levou a fazer um intercâmbio de 6 meses para Portugal quase de graça.
Eu disse quase por que precisei colocar um pouco de dinheiro, mas nem se compara com o que iria gastar se tivesse pago por tudo.
Neste post vou falar do intercâmbio que fiz e outros que achei quando estava fazendo a pesquisa que ou não se encaixavam no meu perfil ou apenas não fui selecionada  quando me inscrevi, todos são uma ótima opção para quem procura uma forma de estudar fora do país com um orçamento muito reduzido.
Vamos lá!
O intercâmbio que fiz foi com uma bolsa de estudos do Santander e já tem um post aqui no blog falando como foi minha seleção para ela. Hoje vou falar do valor que recebi e quanto mais o menos coloquei a mais de dinheiro quando fui, tive muitas duvidas quando estava procurando nesse sentido e não achei informações.
A bolsa ibero-americana paga 3000,00 euros, o valor é pago em reais e o cambio é fixado quando o edital do banco abre, então você pode acabar perdendo dinheiro (como foi o meu caso) ou ganhar. No ano em que me inscrevi quando o edital fechou o cambio estava em 3,30 mais o menos e quando recebi o valor da bolsa o cambio já estava mais de 4,00 reais.
Eu decidi que o valor da bolsa iria usar somente para me manter lá, os outros gastos da viagem paguei com dinheiro próprio, e foram:


  • Passagem ida e volta.
  • Seguro Viagem.
  • Visto.
  • Copias de documentos autenticados.


No total mais o menos com esses gastos foram uns 4500,00 que saíram do meu bolso. E no final da viagem minha família enviou um pouco de dinheiro, o que deve ter totalizado uns 6000,00 gastos além da bolsa.
Daí você olha esses gastos e pensa.
Ah! mas eu não tenho esse dinheiro, nem vou tentar, deixa para lá.

NÃO FAÇA ISSO!!!

Eu também não tinha, mas não desisti, quando ganhei a bolsa vi que somente com aquele dinheiro não conseguiria ir. Fui fazer um monte de coisa para juntar dinheiro. Tudo que podia eu guardava, vendi doce, fiz evento, apliquei prova. 
Se é o seu sonho você vai fazer de tudo para conseguir realiza-lo.

Bem, agora vamos falar de outras bolsas que encontrei nas minhas buscas e que podem te ajudar.
O Santander tem outras bolsas para estudantes universitários e de pós- graduação:

Programa Top Espanha : "O programa investe em alunos e professores de universidades de todos o Brasil para aprimorarem seus conhecimentos no idioma e cultura espanhola. Isso é feito por meio de um curso de três semanas, com tudo pago pelo Santander, em uma das instituições mais tradicionais da Europa: a Universidad de Salamanca. Em 2018, serão 100 bolsistas contemplados. 
Como funciona
O estudante de graduação contemplado será convidado a participar do evento de embarque, em São Paulo, e terá toda a sua viagem paga pelo Santander (passagem aérea, transfer, hospedagem, alimentação, curso, material didático e certificado)."

Programa Santander Mundi: "Você que é universitário de graduação ou pós-graduação, de instituições de todo o Brasil, pode ganhar uma bolsa de estudo para fazer um intercâmbio de até um semestre em um dos mais de 20 países em que o Santander está presente. Em 2018, serão 100 bolsistas contemplados.
Como funciona
O universitário contemplado recebe o equivalente a 4 mil euros para custear gastos como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio. O curso deve fazer parte de um acordo bilateral entre a sua universidade e a universidade de destino."

Programa Ibero-Americana : "Você que é universitário de graduação, de instituições de todo o Brasil, pode ganhar uma bolsa de estudo para fazer um intercâmbio de até um semestre em um dos nove países da Ibero-América em que o Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.
Como funciona
O universitário contemplado recebe o equivalente a 3 mil euros para custear gastos como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio. O curso deve fazer parte de um acordo bilateral entre a sua universidade e a universidade de destino."

Todas as informações adicionais sobre essas bolsas vocês encontrando no Site do Santander, todas tem uma data de inscrição. Para esse ano (post dia 13/09/2018) todas já estão com inscrições encerradas, mas todo ano tem, é só ficar esperto e não perder.

Outra site que encontrei varias opções de bolsa também foi o da Fundação Carolina. O site está em espanhol, mas para quem um bom nível de espanhol e procura por bolsa para fazer uma pós-graduação fora é uma ótima opção. Tem para todas as áreas e muitos casos eles pagam todas as despesas e ainda te dão uma ajuda de custo para o tempo do seu curso.

Para quem quiser fazer um curso de Espanhol com bolsa, a Universidad De La Rioja na Espanha anualmente abre edital para uma bolsa de estudo. Eles dão uma bolsa no valor de 1500,00 euros para ajuda de custo e o curso tem uma duração de 3 meses.

Tem um outro site,  a Fundação Estudar é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda jovens que querem estudar em universidades em outros países, não é tão simples como os outros editais mais quem quiser dar uma olhada, pode valer a pena.

Esses são algumas bolsas que encontrei nas minhas pesquisas que espero ajude alguém a realizar o sonho do intercâmbio. Estou sempre procurando novas oportunidades, quero fazer outros intercâmbios e sempre estou a procura de formas baratas de ir. Se encontrar novos sites e oportunidades trago aqui para vocês também.

Caso você conheça outros formas, se já teve alguma experiencia ou se tem alguma dúvida. Deixe um comentário.

Obrigada pela visita 😘

Comentários