Próximos passos... Planejar!

Quando se decide fazer um intercâmbio tem vários passos para se chegar ao destino final, vou deixar aqui os que estou seguindo, tenho uma lista de tudo que pesquisei que preciso fazer antes de viajar. Quem vai fazer um intercâmbio com ajuda de uma agência deve ter menos detalhes para se preocupar. Eu vou fazer tudo sozinha e da forma mais econômica possível,  a lista não está em ordem de prioridade.
  • Passaporte válido: Se já tiver o seu emitido verifique se ele vai estar pelo menos com 3 meses de validade até você voltar de viagem, pois é uma exigência na maioria dos países, se ainda não tem recomendo tirar logo já que no Brasil está meio demorado para ele ser emitido. O passaporte é emitido pela polícia federal após pagamento de uma taxa. Tem validade de 10 anos, então mesmo que não vá viajar no próximo mês vale a pena já ter ele em mãos.
  • Escolher país de destino: Essa é uma etapa de muita pesquisa, tudo vai depender do tipo de intercâmbio que você gostaria de fazer (línguas, cultural, acadêmico, etc) tem muitos tipos e de vários valores. Se quiser tentar bolsa é mais fácil se você estiver aberto para opções, já que algumas bolsas são ofertadas para países que muitos não pensam em ir.
  • Escolher instituição de ensino: Após escolher o país chega a hora de olhar as opções de instituições, e segue o que eu já disse, vai depender do que você quer e quais os valores que você quer pagar.
  • Pesquisar custo de vida na cidade de destino: Está é uma etapa bem importante, já que você vai morar em outro país com uma moeda na maioria das vezes mais valorizada do que o Real. Muitas vezes em grandes metrópoles o custo de vida é bem mais elevado do que se você escolher no mesmo país em uma cidade menor ou menos badalada. Se você quer aprender línguas talvez escolher uma cidade onde você não encontre tantos brasileiros e com custo de vida menor seja uma ótima opção 😉
  • Pesquisar sistema de transporte: Chegar ao seu destino já sabendo como funciona mais o menos o sistema de transporte pode ser uma grande vantagem. Eu pelo menos não gosto de me imaginar perdida em um pais estranho. Claro que você só vai conhecer mesmo no dia-a-dia, mas se já souber para onde precisa ir, como comprar sua passagem e como embarcar no transporte público pode ficar um pouco mais fácil sua chegada. E mesmo se tiver transfer no dia de chegada, em algum momento de sua estadia você vai precisar usar o transporte publico, melhor estar preparado =)
  • Pesquisar opções de voos mais baratos: Essa é a etapa que está me dando mais dor de cabeça, como preciso achar formas de economizar e os voos para a Europa estão bem caros estou usando vários aplicativos para tentar achar uma opção mais em conta. Sim, há uma diferença grande de uma companhia aérea para outra, se comprar em uma agencia ou por conta. Então essa etapa é muita muita muita pesquisa. Certeza que esse item vai ter uma postagem mais para frente exclusiva. 
  • Pesquisar clima na época em que você vai estar no país: Eu vou sair do Brasil no verão, então chego na Europa no inverno, só que mesmo lá as temperaturas variam de um lugar para outro. É bom saber se a cidade onde você vai ficar neva, chove, faz muito calor ou é extremamente seco. Saber o que te espera já te ajuda a organizar a mala, muitas vezes você não estará preparado para todos os climas que vai encontrar, mas já saber de alguns é um ótimo pontapé inicial.
  • Pesquisar opções de acomodações na cidade e escolher uma: Você vai se mudar para outro país, e precisa saber os tipos e valores das acomodações, e quanto vão levar de seu orçamento. São varias as opções e vai depender do tipo de intercâmbio que você escolher. Casa de família, alojamento da faculdade, dividir apartamento, alugar um lugar apenas para você. Tudo vai depender de quanto você tem disponível para esse item e qual a experiencia você quer ter, todas elas tem seus prós e contras, vale tirar um tempo para pesquisar sobre elas.
  • Visto: Esse item vai depender do lugar e tempo que você vai ficar no país de destino. No meu caso, vou para Portugal, muitos países da Europa não precisam de visto para estadias de até 90 dias. Já eu vou ficar por 6 meses, preciso pedir o visto de estada temporária. Escolha o país e depois entre no site do consulado do mesmo e verifique quais são as exigências.
  • Seguro Viagem e saúde: Outro item indispensável, precisa de pesquisa para encontrar o melhor valor. Para entrar na Europa você precisa de um seguro que cubra 30.000,00 euros. O valor do seguro vai depender do tempo de permanência no país e os valores pagos no caso de precisar utilizar o seguro. Nas minhas pesquisas encontrei seguros para o período da minha viagem de 840,00 até 2000,00. Então a dica é, pesquisem muitooo. Outra opção para quem vai para Portugal é o PB4 (vou fazer um post somente sobre ele mais para frente), é um acordo entre o governo do Brasil e Portugal para se usar a saúde publica de lá, vou explicar melhor como funciona quando tirar o meu e tiver melhores informações.
  • Pesquisar pontos onde queira conhecer: Esse item é para quem gosta de saber as opções que tem na cidade e arredores para fazer de legal. Mas nada impede de chegar lá e ir conhecendo sem ter nada planejado também. Eu gosto de ter uma listinha para caso eu passe por um lugar e tenha algo muito legal para ver não deixar passar batido, imagina você passar por uma cidade e só depois que vai embora descobre algo fantástico que você poderia ter feito. 
  • Carta de aceite: Essa é um item para quem vai tentar uma bolsa ou quer ir fazer um curso mais especifico em uma universidade. Ela é necessária em muitos casos, como para tirar o visto de estadia temporária para Portugal.
  • Fazer lista de medicamentos que precisa levar e compra-los: Em muitos países não se pode comprar vários medicamentos sem receita médica e em alguns países eles só aceitam receita de lá. Então nossa melhor opção é comprar remédios de uso continuo e aqueles básicos (dor de cabeça, enjoo, febre, gripe, etc) e levar daqui para evitar passar mal e não ter nenhuma alternativa. 
  • Verificar qual o melhor plano de telefonia celular no país: Se você vai fazer um intercambio vai precisar de um número local, está fora de cogitação você continuar com o do Brasil. Então já pesquise qual é a melhor opção para você, para o tempo que vai ficar, talvez fazer um plano em uma estadia mais longa seja melhor ou apenas comprar um chip pré-pago mesmo. Em muitos aeroportos do mundo você já consegue comprar um chip quando chega.
  • Verificar se precisa tomar alguma vacina para entrar no país: Para entrar em alguns países necessita tomar vacina especifica, como a da febre amarela, então antes de ir viajar verifique se seu pais de destino tem como requisito ter tomado a vacina e evite dor de cabeça na chegada ao país.
  • Tirar copias de todos os documentos importantes: É bom ter copias de todos os seus principais documentos, reserva de voo, seguro saúde. No caso do passaporte e RG é bom que sejam autenticados. Sempre deixe uma copia de tudo no seu e-mail também para uma situação de emergência.
  • Fazer procuração e deixar com um responsável no Brasil para que ele possa resolver problemas enquanto você estiver fora: Outra medida de segurança, caso você precise de qualquer documento aqui do Brasil ou que resolvam algo com seu banco é bom ter alguém com uma procuração para resolver para você, muitas vezes não é possível resolver tudo por telefone ou e-mail.
  • Comprar passagens: Após muita pesquisa e com todos os documentos em ordem deve-se comprar as passagens, espero que quando eu chegar nessa etapa consiga uma ótima promoção 😉 
Eu sei que muitas coisas são básicas e você pode achar irrelevante colocar em uma lista, mas deixar tudo organizado sempre acaba facilitando lá na frente. As vezes coisas básicas acabam sendo deixadas de lado  nem percebemos.
Se chegou até aqui deixe um comentário sobre o que achou da minha lista, e se tem algo que  poderia ser acrescentado a ela. 😘


Comentários

  1. Finalmente achei um blog sobre isso e cm algm numq situação parecida com a minha (bolsista do prouni)! Então, eu fiquei sabendo que esses seis meses não são aceitos pela universidade de origem e na volta vc tem que continuar do período que parou. Só que pra quem é prouni iria constar que vc já estava cursando esse período no brasil, e eles n iriam pagar mais uma mensalidade excedendo a do contrato, vc teria q desenbolsar o periodo "perdido". Isso é vdd? Queria muito participar do programa mas tenho esse receio. Não sei se ficou muito claro a explicação. Ah, e parabéns pela viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lais, obrigada pelo comentário. Então, na minha universidade me passaram a informação que preciso fazer a rematricula normalmente no semestre que estarei fora e que no meu cadastro vai estar como mobilidade internacional. Quando voltar preciso sim fazer os semestres que restam, e dependendo da matéria cursada e carga horaria consigo eliminar alguma matéria. Mas em nenhum momento foi falado que precisaria bancar o semestre que ficaria fora. Vou verificar certinho e faço uma postagem explicando tudo em breve. =)

      Excluir

Postar um comentário