Visto para Portugal


O que mais escutei quando falei que precisava tirar visto para ir para Portugal foi, "Mas você não precisa de visto para entrar em Portugal!", e lá ia eu explicar minha situação.
Então nesse post pretendo falar sobre minha experiencia em tirar o visto no consulado de São Paulo até o momento, ele ainda não saiu, e quando estiver com ele em mão atualizo aqui para vocês. Quem estiver em outras cidades tem tudo explicado no site do consulado, a documentação e procedimento é praticamente o mesmo, mas vale conferir certinho antes de dar entrada.
Existe vários tipos de vistos, como descritos na pagina do consulado português.
No meu caso solicitei o que estada temporária, e irei falar sobre ele.
O consulado pede uma série de documentos que serão enviados por correio. No site eles falam para somente fazer a requisição e pagar a taxa, que hoje (12/2017) está R$430,00 após ter todos eles reunidos. Eles também pedem que junto aos documentos envie um envelope do sedex com seus dados, que será o envelope que eles irão devolver o passaporte. Nessa remessa de documentos o passaporte não esta incluído, sendo entregue no consulado apenas quando se é convocado.
A lista de documentos que ele pedem vou colocar a baixo, e também vou deixar o link para a página do consulado em que eles explicam como exatamente deve ser feito o pedido.

Documentos a enviar:
  • Documentos que fundamentem o pedido deste visto, (enviei a carta de aceite da faculdade.)
  • Declaração do próprio: Declaração assinada pelo requerentes , especificando as atribuições profissionais que possui, o período que pretende permanecer em Portugal, o local de alojamento e as referências em Portugal. (Fiz com base nas outras declarações que eles pedem no site)
  • Comprovativo dos meios de subsistência: Os meios de subsistência em Portugal devem ser comprovados, apresentando documento específico para o tipo de visto solicitado de acordo com o artigo 54 a 57. (Enviei o comprovante da bolsa de estudo)
  • Alojamento: O alojamento deve ser comprovado através da apresentação de documentação própria. (enviei a declaração da faculdade me fornecendo alojamento)
  • Seguro médico internacional de viagem: Seguro médico internacional de viagem, válido pelo período que vai permanecer em Portugal. A apólice de seguro deve incluir a cobertura de repatriação por motivos médicos, necessidade urgente de atenção médica e tratamento hospitalar de emergência. O seguro de saúde privado pode ser substituído pelo PB4, caso o requerente seja beneficiário do INSS. (Envie o PB4)
  • Atestado de antecedentes criminais: O atestado de antecedentes criminais brasileiro a ser apresentado é o emitido pelo site da Polícia Federal do Brasil.  (Tirei super rápido na pagina da Polícia Federal)
  • Fotografias: Duas fotografias 3×4 coloridas e recentes.
  • Passaporte: Cópia autenticada do passaporte (somente páginas de identificação e das folhas usadas). O passaporte deve ter validade superior a 3 (três) meses, finda a validade do visto. Não envie ainda o passaporte original. Entregue-o ao funcionário somente quando for convocado.
  • Autorização SEF:Autorização destinada ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para consulta ao registo criminal português do requerente, exceto para menores de 16 anos (eles fornecem modelo na pagina o modelo);
  • Declaração: Declaração de ciência do fato de não dever viajar a Portugal sem o devido visto (eles fornecem modelo na pagina o modelo);
  • Declaração: Declaração do requerente concordando em receber o passaporte pelo correio em sua residência (eles fornecem modelo na pagina o modelo); OU, se desejar retirar o visto nos Vice-Consulados de Curitiba ou Porto Alegre, deve preencher a respectiva solicitação;
  • Cópia autenticada da carteira de identidade: (RG para brasileiros e RNE para estrangeiro. Neste caso a validade tem que ser superior ao término do pedido do visto em 90 dias);
  • Envelope de sedex de plástico,  com os dados do requerente no destinatário;
  • Cópia do boleto bancário pago.
  • Os pedidos feitos por menores de 18 anos devem vir acompanhados de uma autorização para viagem de menor desacompanhado, assinada pelos pais, com assinatura reconhecida em cartório. O modelo pode ser obtido no site do Itamaraty, para isso clique aqui.
  • Se casado(a), deve enviar cópia autenticada da certidão de casamento.
  • Se tiver filhos, deve enviar cópias autenticadas das certidões de nascimento.
  • Quando reunir todos os documentos acima (e somente nesse caso), deve acessar: Formulário de Pedido de Visto (página do consulado redireciona para a do pedido). Deve preenchê-lo integralmente. Após submeter o pedido, receberá o formulário preenchido, que deverá imprimir, assinar, colar uma fotografia sua, juntar aos demais documentos abaixo e nos enviar via correio. Atenção: no item 25 (duração da estadia), preencha 90 (dias) do contrário, gerará um erro no formulário. O prazo correto será corrigido no processamento do pedido.
  • Requerimento integralmente preenchido (disponível na página do consulado após cadastro);
O prazo para o processamento do visto é de aproximadamente 20 dias, mas eles estão com um volume muito alto de pedido e estão dando até 30 dias uteis para processamento, como eles explicam aqui.

Estou muito apreensiva em meu visto não sair a tempo da minha viagem, tem um formulário que assinamos que afirmamos não comprar a passagem antes de ter o visto em mãos, mas meu prazo esta muito apertado e acabei comprando em uma promoção que encontrei. Agora caso meu visto não saia acabarei gastando tudo e até mais do que economizei. Então não façam isso, o barato pode sair caro. 😓
Espero ter ajudado com alguma duvida, caso não tenha encontrado a resposta que procurava no post deixe nos comentários.
Obrigada pela visita 😘

Comentários